
Você certamente já deve ter ouvido o termo destination wedding, que nada mais é que a organização de um casamento fora da cidade onde os noivos e a maioria dos convidados moram. O melhor de tudo isso é que muitas vezes a festa acaba durando mais de um dia. Apesar de não ter feito um casamento fora de Curitiba, como minha família toda é de fora (Rio e São Paulo), pude sentir um pouquinho do gostinho do destination wedding – meu chá de panela foi na sexta (enquanto isso os homens foram jogar boliche), no sábado foi a festa e no domingo o pessoal estava reunido na casa da minha mãe.
Voltando ao destination wedding, conversei um pouco com a Tatiana Creazzo Cury, da As Duas Produções e Eventos, e ela confirmou esta constatação. “As vantagens, sem dúvida, iniciam no programa para os convidados! Deixa de ser uma festa para ser um final de semana de festas! As pessoas se programam, e as baixas normalmente são pequenas. Mas sempre um destino bonito, interessante, com uma programação, faz toda a diferença”, afirma.
Na opinião de Tatiana, os destinos mais procurados no Brasil para fazer este tipo de casamento estão no litoral. “As praias brasileiras ainda são os destinos mais procurados, permitindo desde lindas produções pé na areia até grandes eventos com estilo e visuais incríveis!”, comenta.
Preparativos para um destination wedding
De acordo com Tatiana, não existe regra sobre quanto tempo antes o destination wedding deve ser organizado, mas ela orienta que haja pelo menos três meses de antecedência, “para dar tempo de preparar os convidados com programação do weekend wedding”.
Tatiana destaca que os noivos devem ir algumas vezes ao destino escolhido antes do casamento. “É importante eles irem durante o planejamento para que tenham uma noção mais próxima da realidade do evento deles”, pontua. Entretanto, durante a montagem da festa, ela recomenda que os noivos não estejam presentes e que aproveitem o dia para relaxar.
Outra preocupação de quem faz o destination wedding é com o conforto dos convidados. “Dê tempo suficiente para o planejamento da viagem para o evento. Forneça a maior quantidade possível de informações. Não distribua muitos brindes e que aqueles distribuídos sejam de fácil transporte evitando desperdício (uma garrafa grande como brinde num evento com parte aérea com certeza ficará para as camareiras do hotel!). Além disso, é conforto, conforto e conforto! O que não significa ostentação nem luxo. Menos é mais para segurança e conforto!”, diz.
A estrutura do local também deve ser um cuidado para quem vai fazer uma festa fora das cidades maiores. “Água que acaba, equipe local como seguranças e vallet sem treinamento ou postura são alguns dos problemas enfrentados. Fornecimento de energia instável e a necessidade de gerador muitas vezes encarecem o que muitas vezes parece ser mais barato! Algumas vezes os buffets locais não possuem equipes treinadas, com serviço similar aos das grandes cidades, e as pessoas esquecem disto exigindo o mesmo padrão. Os custos são menores sempre, mas a qualidade da entrega também é menor”, alerta Tatiana.
Valores para um destination wedding
Segundo Tatiana, os valores para um destination wedding dependem do local, da infraestrutura disponível, dentre muitos outros fatores. “Mas de uma maneira geral, o Brasil tem praticado preços altos em tudo, inclusive festas, quando comparadas com Europa e Caribe. A ostentação é renegada nestes locais e a carência de mão de obra faz com que a máxima de menos é mais impere!”, conclui.
Leave Your Comments