
A mesa recheada de delícias costuma ser uma das grandes atrações da festa e muitas noivas se perguntam: como calcular a quantidade de doces para o casamento?
No geral, a resposta é simples: calcula-se uma média de 7/8 doces por convidado. Mas é importante levar em conta alguns fatores: clima (no frio sempre comemos mais!) e se haverá outras “atrações comestíveis” na festa, como os lanchinhos da madrugada.
Além disso, é importante lembrar de oferecer uma variedade de aproximadamente 12 sabores de docinhos: é importante mesclar alguns clássicos como brigadeiro e camafeu com alguns cítricos, com frutas, com coco, novidades do ano, etc.
Docinhos resolvidos, tenho certeza que surge outra dúvida: como fica o bolo nessa história? Bem, o bolo de casamento costuma ficar meio de lado quando há uma grande oferta de docinhos. Por isso, geralmente é feito o cálculo de 100 gramas por pessoa (1 fatia). Muitos convidados acabam nem comendo o bolo, por isso não é preciso ter uma grande quantidade. Além disso, muitas doceiras hoje usam o bolo fake e já trazem um bolo fatiado que fica na cozinha e é servido aos convidados.
E, por último, como calcular a quantidade de bem-casados (ou outras lembrancinhas comestíveis)? Isso vai depender da forma como você irá colocar os bem-casados. Se você for disponibilizá-los em uma mesa para que as pessoas peguem no final da festa, pode calcular dois bem-casados por pessoa. Sei que parece muito, mas faz sentido. Eu senti isso na pele – no meu casamento, tínhamos 210 convidados presentes no local. Desconsideramos a regra e pedimos 300 bem-casados, achando que ia ser ok. Mas, infelizmente, quem saiu mais pro final da festa acabou ficando sem. 🙁 Triste! Mas se você for colocar as lembrancinhas no prato, calcule um por convidado (vale sempre considerar que há uma quebra relativamente grande entre o número de convites e o número de convidados que realmente vão para a festa).
Fotos do post: Konrahd
amei as dicas
Que bom, Dayane!